26 de Janeiro de 2022
5 efeitos visuais inacreditáveis de “MATRIX”!
Relembre as cenas mais marcantes da franquia e descubra como elas foram feitas!
O Arquiteto é uma figura muito importante no universo da franquia “Matrix” por ser o criador da simulação em que a humanidade cegamente vive. Porém, os verdadeiros “arquitetos” da Matrix são, com certeza, a equipe de produção por trás dessa série espetacular de filmes, com efeitos especiais que colocaram em prova os limites do cinema! Relembre alguns dos momentos mais marcantes dos filmes e saiba mais sobre como eles foram feitos!
1. Bullet Time – “Matrix” (1999)
As icônicas cenas em slow-motions fazendo uma volta completa de 360º ao redor dos personagens se tornaram as mais famosas e referenciadas da franquia. Mas como uma única câmera consegue captar um mesmo momento de tantos ângulos diferentes?
Na verdade, não foi usado somente uma câmera! Para a cena em que Neo desvia das balas do Agente Smith no topo de um prédio, 120 câmeras individuais foram fixadas ao redor do ator Keanu Reeves, permitindo que fossem tiradas fotos da ação de diferentes ângulos. Cada foto se tornou um frame para o filme final, mas não antes de serem tratadas na pós-produção para darem um ritmo mais fluido à cena.
2. Colisão de helicóptero – “Matrix” (1999)
Muitas cenas do filme são resultado de uma combinação harmoniosa entre efeitos práticos e efeitos gerados por computador, como nesta cena. Após Morpheus ser resgatado por Neo e Trinity, que está pilotando um helicóptero, eles perdem o controle do veículo, que acaba batendo e explodindo nas janelas de um prédio. A explosão, antes de transformar os vidros da construção em pedaços, cria um efeito de ondas na superfície espelhada, que se deforma como quando jogamos uma pedra em um lago.
Para criar essa ondulação, foi necessário o uso de computação gráfica. Mesmo assim, muitos outros momentos da cena foram realizados com efeitos práticos. A impressionante colisão do helicóptero, por exemplo, foi filmada usando um modelo em tamanho real do veículo. O modelo era segurado por uma espécie de braço mecânico, que o usou para "golpear" uma parede simulando o prédio. O impacto foi o suficiente para quebrar os vidros, mas para intensificar ainda mais a explosão, explosivos de verdade foram usados logo após a batida.
3. Perseguição na estrada – “Matrix Reloaded” (2003)
Se você está se perguntando como as diretoras Wachowski conseguiram a permissão para alugar uma estrada a fim de filmar uma cena de perseguição de carros em alta velocidade e cheia de pirotecnias, ficará impressionado ao saber que esse não foi o caso.
A “estrada”, por incrível que pareça, não é real - e não foi feita com Chroma Key! Trata-se de um dos maiores sets já fabricados para o cinema: uma maquete em tamanho real com mais de dois quilômetros de comprimento.
Para essa cena de 14 minutos, foram necessários um ano de planejamento e sete semanas de filmagem, além das centenas de carros que foram destruídos durante o processo.
4. Deus Ex Machina – “Matrix Revolutions” (2003)
A interface central da Cidades das Máquinas é a divindade robótica fora da Matrix: uma máquina colossal que libera de dentro de si um enxame de insetos mecânicos voadores. Esses insetos voam e formam uma espécie de nuvem similar ao rosto de um bebê humano, o qual Deus Ex Machina usa para falar com Neo.
Curiosamente, um bebê de verdade foi usado como referência. Mais especificamente, o sobrinho de um dos membros da produção. Para conseguirem fotografias de diferentes expressões da criança, foram usados brinquedos que eram entregues e tomados dela, que ria e chorava de acordo com a situação.
Um modelo 3D de seu rosto foi criado com base nas fotografias. Depois, um ator (dessa vez, adulto) foi usado para a captura dos movimentos faciais que seriam aplicados ao rosto virtual do bebê para dar vida a Deus Ex Machina.
5. O exército de Agentes Smith – “Matrix Revolutions” (2003)
Acredite ou não, nenhum dos clones do Agente Smith que assistem à batalha final contra Neo foram feitos digitalmente! Esse exército, na verdade, é composto por manequins animatrônicos e dublês vestindo máscaras hiper-realistas. Um molde de gesso foi feito a partir do rosto do ator Hugo Weaving e serviu como base para a fabricação manual de 100 manequins e 60 máscaras!
A saga Matrix sempre inovou em seus efeitos especiais e “Matrix Resurrections” não é diferente! O quarto filme da franquia já está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais. Clique no título em destaque para assistir direto da sua tela e acompanhe como a produção evoluiu depois de um salto de quase 20 anos na tecnologia por trás do cinema!
1. Bullet Time – “Matrix” (1999)
As icônicas cenas em slow-motions fazendo uma volta completa de 360º ao redor dos personagens se tornaram as mais famosas e referenciadas da franquia. Mas como uma única câmera consegue captar um mesmo momento de tantos ângulos diferentes?
Na verdade, não foi usado somente uma câmera! Para a cena em que Neo desvia das balas do Agente Smith no topo de um prédio, 120 câmeras individuais foram fixadas ao redor do ator Keanu Reeves, permitindo que fossem tiradas fotos da ação de diferentes ângulos. Cada foto se tornou um frame para o filme final, mas não antes de serem tratadas na pós-produção para darem um ritmo mais fluido à cena.
2. Colisão de helicóptero – “Matrix” (1999)
Muitas cenas do filme são resultado de uma combinação harmoniosa entre efeitos práticos e efeitos gerados por computador, como nesta cena. Após Morpheus ser resgatado por Neo e Trinity, que está pilotando um helicóptero, eles perdem o controle do veículo, que acaba batendo e explodindo nas janelas de um prédio. A explosão, antes de transformar os vidros da construção em pedaços, cria um efeito de ondas na superfície espelhada, que se deforma como quando jogamos uma pedra em um lago.
Para criar essa ondulação, foi necessário o uso de computação gráfica. Mesmo assim, muitos outros momentos da cena foram realizados com efeitos práticos. A impressionante colisão do helicóptero, por exemplo, foi filmada usando um modelo em tamanho real do veículo. O modelo era segurado por uma espécie de braço mecânico, que o usou para "golpear" uma parede simulando o prédio. O impacto foi o suficiente para quebrar os vidros, mas para intensificar ainda mais a explosão, explosivos de verdade foram usados logo após a batida.
3. Perseguição na estrada – “Matrix Reloaded” (2003)
Se você está se perguntando como as diretoras Wachowski conseguiram a permissão para alugar uma estrada a fim de filmar uma cena de perseguição de carros em alta velocidade e cheia de pirotecnias, ficará impressionado ao saber que esse não foi o caso.
A “estrada”, por incrível que pareça, não é real - e não foi feita com Chroma Key! Trata-se de um dos maiores sets já fabricados para o cinema: uma maquete em tamanho real com mais de dois quilômetros de comprimento.
Para essa cena de 14 minutos, foram necessários um ano de planejamento e sete semanas de filmagem, além das centenas de carros que foram destruídos durante o processo.
4. Deus Ex Machina – “Matrix Revolutions” (2003)
A interface central da Cidades das Máquinas é a divindade robótica fora da Matrix: uma máquina colossal que libera de dentro de si um enxame de insetos mecânicos voadores. Esses insetos voam e formam uma espécie de nuvem similar ao rosto de um bebê humano, o qual Deus Ex Machina usa para falar com Neo.
Curiosamente, um bebê de verdade foi usado como referência. Mais especificamente, o sobrinho de um dos membros da produção. Para conseguirem fotografias de diferentes expressões da criança, foram usados brinquedos que eram entregues e tomados dela, que ria e chorava de acordo com a situação.
Um modelo 3D de seu rosto foi criado com base nas fotografias. Depois, um ator (dessa vez, adulto) foi usado para a captura dos movimentos faciais que seriam aplicados ao rosto virtual do bebê para dar vida a Deus Ex Machina.
5. O exército de Agentes Smith – “Matrix Revolutions” (2003)
Acredite ou não, nenhum dos clones do Agente Smith que assistem à batalha final contra Neo foram feitos digitalmente! Esse exército, na verdade, é composto por manequins animatrônicos e dublês vestindo máscaras hiper-realistas. Um molde de gesso foi feito a partir do rosto do ator Hugo Weaving e serviu como base para a fabricação manual de 100 manequins e 60 máscaras!
A saga Matrix sempre inovou em seus efeitos especiais e “Matrix Resurrections” não é diferente! O quarto filme da franquia já está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais. Clique no título em destaque para assistir direto da sua tela e acompanhe como a produção evoluiu depois de um salto de quase 20 anos na tecnologia por trás do cinema!